Sobre o autor

Nascido em Salvador, no dia 5 de janeiro de 1945, Ubaldo Marques Porto Filho é diplomado em administração de empresas pela Universidade Federal da Bahia.  

Defendendo a tese ‘Turismo, Indústria do Desenvolvimento’ obteve o primeiro lugar no 1º Concurso Nacional de Turismo, promovido em 1970, pela Embratur, órgão oficial do turismo brasileiro. De 1972 a 1974 escreveu 59 artigos técnicos sobre turismo, publicados no semanário Jornal da Cidade do Salvador. 

Foi proprietário da editora SGS, produtora de jornais, revistas, mapas e guias turísticos, que, entre 1979 e 1985, lançou diversos produtos encomendados por dezenas de municípios baianos. Para a Prefeitura de Alagoinhas criou e comandou o Alagoinhas Jornal do Município, e em Feira de Santana, para o grupo mantenedor do jornal diário Feira Hoje, implantou e dirigiu a revista Hoje, de circulação mensal em todo o estado da Bahia.

Ubaldo possui dezenas de trabalhos centrados nas temáticas em que é especialista: história do Turismo, história dos Charutos, história de Caramuru, história de Catharina Paraguassú, história da Era Vargas, história da Segunda Guerra Mundial, biografias familiares, biografias empresariais, história da Associação Comercial da Bahia e história do Rio Vermelho. 

Das 27 obras editadas, 15 estão relacionadas com o Rio Vermelho. Esse quantitativo lhe confere um recorde nacional: é o escritor com o maior número de obras sobre um único bairro de cidade brasileira.

Dentre as várias instituições que integra, é membro da bicentenária Associação Comercial da Bahia, fundada em 15 de julho de 1811, do centenário Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, fundado em 13 de maio de 1894, e do Instituto Genealógico da Bahia, fundado em 14 de abril de 1945.

A partir de 2012, passou a se dedicar intensamente às pesquisas sobre os Caminhos do Ouro na Bahia, durante o século XVIII. Como resultado, está ultimando a elaboração do livro 'Estrada Real da Bahia'

Sobre a loja

Ubaldo possui dezenas de trabalhos centrados nas temáticas em que é especialista: turismo, cultura, história do Rio Vermelho, história dos charutos, histórias de Caramuru e Catharina Paraguassú, biografias familiares e empresariais. Das 21 obras editadas, 14 estão relacionadas com o Rio Vermelho.

Social
Pague com
  • PagSeguro
Selos
  • Site Seguro

Ubaldo Marques Porto Filho - CPF: 048.093.605-63 © Todos os direitos reservados. 2021