96 páginas
Dinha do Acarajé é uma personagem exponencial, que, superando dificuldades e preconceitos, chegou ao ponto mais alto que uma baiana do acarajé poderia ter sonhado. A odisséia da baiana do Rio Vermelho é algo de extraordinário.
Com seu aspecto bonachão e dona de uma paciência ilimitada, Dinha soube formar e manter uma numerosa clientela. Sempre estampando um sorriso largo, conquistava os clientes logo no primeiro contato. Além do feitiço da simpatia pessoal e do carisma, também magnetizava o público pela qualidade irretorquível de seus acarajés e abarás.
Do âmbito restrito ao Rio Vermelho, ao qual ficaram confinadas sua mãe e sua avó, Dinha rompeu os limites desse bairro para derramar seu prestígio por toda Salvador, pela Bahia e pelo território nacional, conquistando em seguida a fama internacional.
A Rainha do Acarajé constituiu-se numa autêntica abre-alas, pois criou as condições necessárias para as baianas saírem do anonimato nas praças e ruas de Salvador. Elas passaram a ficar conhecidas pelos seus nomes e ingressaram nos ambientes dos grandes eventos fechados, em feiras, exposições e congressos regionais, nacionais e internacionais.
Enfim, a profissão da baiana do acarajé ganhou projeção e obteve o devido reconhecimento como segmento de grande representatividade na gastronomia baiana.
Este livro é a primeira biografia de uma baiana do acarajé.
ESTE SITE FOI PATROCINADO PELA CASA DE CULTURA CAROLINA TABOADA WWW.CAROLINATABOADA.COM.BR